COMO PIRÂMIDES ATUAM NA INTERNET PARA PEGAR SEU DINHEIRO?

07/04/2013 01:04

Por Fernão Falleiros

Diversas pessoas tem procurado nossa orientação para saber mais sobre sites que prometem grandes lucros.

Normalmente prometem um 'pay-back' de seis meses.

Portanto, fomos pesquisar para saber mais e orientar nossos clientes e amigos.

No site MONITOR DAS FRAUDES (www.fraudes.org) colhemos a breve biografia do inventor deste esquema econômico que transcreveremos abaixo:

 

"Charles Ponzi nasceu como Carlo Ponzi em Parma, Itália, em 1882.

Emigrou para os EUA em 1903 e desde o início teve problemas com a justiça falsificando cheques e cometendo outros pequenos crimes (falsificação de documentos, pequenos roubos etc...) tanto nos EUA quanto no Canadá onde viveu durante um tempo.

Em 1918, em Boston, casou com uma outra emigrante italiana e no ano seguinte iniciou, sempre em Boston, seu mais famoso esquema de fraude. Durante alguns meses, enquanto durou a fraude, foi uma das pessoas mais admiradas de Boston e um dos pilares da comunidade. Mudou para uma mansão e participava de obras de assistência.

Foi pra prisão várias vezes no Canadá e nos EUA. Em 1934, quando saiu da última prisão foi deportado de volta pra Itália onde tentou novos esquemas, mas sem sucesso.

Finalmente mudou para o Brasil onde trabalhou como representante das linhas aéreas italianas até que estas foram fechadas por causa da guerra. 

Morreu em janeiro de 1949 num hospital para indigentes no Rio de Janeiro."

 

Charles Ponzi, antes e depois do fracasso de seu esquema fraudulento.

 

 

Finalizando a ideia, vamos agora às conclusões que podemos falar, de forma clara e racional. Acompanhem nossa linha de raciocínio para que possamos ajudá-los a compreender sobre ese tema.

Percebam que os esquemas de pirâmides são uma farsa tão grande que sucumbem a qualquer estudo inicial de economia.

O motivo é muito simples: os valores pagos por estas pirâmides são economicamente insustentáveis, estes valores são os dividendos. Porém cabe uma ressalva, tecnicamente o que seriam os dividendos senão uma parcela do lucro auferido pela empresa aos seus acionistas ao término do referido exercício (Que geralmente usa-se o ano) e nas pirâmides, promete-se mágicas mensais ou em alguns casos mais absurdos, semanais. 

Ainda lá no site do monitor das fraudes, há uma boa definição dos esquemas utilizados pelas pirâmides e um estudo pormenorizado pode mostrar que há característica comuns entre todas as pirâmides econômicas durante a história, desde Charles Ponzi: 

Coletam dinheiro ou benefícios para que a pessoa ingresse no sistema;

Indicam possibilidades de ganhos muito grandes;

 Solicitam que o investidor consiga novos ingressantes, em uma ação sem fim;

Quem entra paga um valor que sustentará aos níveis acima dele;

Sempre há necessidade de continuar recrutando pessoas, não há lucros sem produtos ou serviços vendidos;

No caso das pirâmides modernas, podemos notar que há um disfarce do seu modo de funcionamento. Os modelos mais modernos oferecem que você venda produtos ou serviços que tem valor alto a preços incrivelmente baixos. Ainda assim, vejamos as similaridades; a pessoa paga para se associar e ganha com  os associados que conseguir angariar. Hoje até mudaram o nome de pirâmide (que, não cai bem) para Marketing Multinível (MMN, que parece algo moderno e 'bom'), mas são a mesma coisa.

Paremos então para um raciocínio, se um certo produto tem agregado aos seus componentes de valor R$ 1.000,00 (Por exemplo) e o site pede que se invista a metade (R$ 500,00) para adquiri-lo e eles revenderão pelos valores de mercado, desde que você consiga mais investidores e eles venderão e comprarão de você. É uma verdadeira roda de fogo econômica e como qualquer construção sem base, já que a base vai depender de continuar havendo novos ingressantes ao sistema; esta tende a ruir, a médio prazo.

Só ganha quem está no topo e quando a base ruir, apenas os 'maiores' perceberão e sairão antes.

Logo, na internet, temos casos que podem ser caracterizados como piramidais clássicos, pois usam os participantes mas afirmam que os lucros advêm de vendas e de propagandas. Na verdade as propaganda funcionam como os movimentos especialmente trabalhados por um prestidigitador para desviar a atenção do foco principal. Não é propaganda que gera lucros, mas a venda de produtos ou serviços. Geralmente estas empresas piramidais não vendem nada ou quase nada. Seus produtos ou serviços são inexpressivos e nas suas propagandas, pouco ou nada se fala dos produtos, apenas de que você entre na empresa como sócio.

Mas vamos ser sinceros, quantas pessoas saem por aí procurando sócios com uma plaquinha escrita: "Seu retorno de investimento em seis meses"??? Não existe milagre para a multiplicação do dinheiro, todo lucro muito acima das médias do mercado tendem, via de regra a ser uma fraude ou pirâmide.

Recomendamos o site Monitor das Fraudes (www.fraudes.org), para maiores detalhamentos.

Lembremos que no Brasil, este esquema é considerado criminoso (Lei 1521 de 26 de dezembro de 1.951), e descreve que:

 "Art. 1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes e as contravenções contra a economia popular, Esta Lei regulará o seu julgamento.

        Art. 2º. São crimes desta natureza:

     ...

        IX - obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos ("bola de neve", "cadeias", "pichardismo" e quaisquer outros equivalentes);"

(Fernão Falleiros - Consultor para Microempresas Web da Falleiros Tecnologia é formado pela Faculdade de Tecnologia FATEC de Itaquaquecetuba, com diversos cursos como Gestão Contemporânea, Controle estatístico de processos, Estratégia e inovação, Lições de Macroeconomia para finanças pessoais, Estratégia dos Líderes Vencedores, entre outros.)