Crise na Gigante dos Softwares

14/04/2013 21:46


No ano de 2007 a Apple lançou o iPhone e algo que muitos sequer imaginavam aconteceu; daquela época até o fechamento do ultimo ano as ações da gigante do mundo dos softwares, Microsoft, cresceram apenas 3%. Alguns podem pensar que a relação seja mais provável pela grave crise mundial, porém as concorrentes Apple e Samsung cresceram respectivamente 260% e 170%.

Logo, a gigantesca marca mundial da janelinha passou portanto por uma grave crise existencial e os investidores já colocam perspectivas não muito animadoras para os próximos anos. De acordo com o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, até as vendas do dispositivo para tablets da empresa foi considerada ‘modesta’, o Microsoft Surface não parece ter “emplacado”.

Para piorar a situação, estão caindo as vendas de PC’s, e o domínio da empresa criada por Bill Gates somente se consolida neste segmento. Ocorre que a venda dos computadores pessoais, dia a dia perde espaço para diversos dispositivos móveis, onde a Microsoft tem uma parcela muito pequena do mercado se comparando com o segmento dos PC’s.

Parece que a estratégia que deverá ser usada pela empresa envolve diretamente a redução dos preços, o que poderá levar, em um primeiro momento à ampliação das vendas, mas no longo prazo, vemos um risco muito grande de significar uma perda de qualidade. Com preços menores, ou os custos operacionais caem, ou a margem de lucro cai, o que poderá resultar e mais insatisfação dos investidores.

Não fosse suficiente, o mercado brasileiro é muito forte e também indica o mesmo rumo. E aqui há muito incentivo público para o software livre, o que estimula o mercado a ver os softwares proprietários como custo e não mais como investimento.

Durante a época em que estava na faculdade, lembro-me de falar que seria uma tendência; mas as pessoas diziam ser impossível. Hoje temos estas situações que aproximam os pensamentos que eu preconizava em 2011 se tornando cada vez mais reais. O mais interessante é ver que o crescimento dos softwares livres é tão grande que este ano teremos o 1º Ubuntu Day, em São Paulo, para discutir as tendências e elaborar criações voltadas à realidade dos usuários finais.

Se haverá o fim de um império econômico e o início de uma nova fase da história da Tecnologia, somente o tempo poderá dizer. Mas que após estes resultados, a empresa da maçã (Apple) e o expresso do oriente (Samsung) estão mais preparadas para atender às tendências do mercado e ao que tudo indica, a janela do sistema de Gates está fechada para balanço.

Aguardemos o desenrolar desta situação nos próximos meses para entender como o mercado irá se comportar.

Fernão Falleiros

Consultor para Microempresas Web da Falleiros Tecnologia é formado pela Faculdade de Tecnologia FATEC de Itaquaquecetuba, com diversos cursos como Gestão Contemporânea, Controle estatístico de processos, Estratégia e inovação, Lições de Macroeconomia para finanças pessoais, Estratégia dos Líderes Vencedores, entre outros.