O que faz o Analista de Processos

21/04/2013 20:55

ANALISTA DE PROCESSOS (também chamado de Analista de Negócios) é um profissional que acima de tudo tem que ser muito ligado com as mudanças do mundo dos negócios.

Conhecer e entender as mudanças constantes do ‘humor’ do mercado é tarefa primordial para o bom trabalho deste profissional. O planejamento é peça importante de uma empresa, mas com este profissional, o planejamento terá mais suportes e um plano de contingência, que será de suma importância para tratar imprevistos. Afinal, durante o decorrer de qualquer projeto, situações ocorrerão que deverão forçar a mudanças de rumo que um profissional bem preparado poderá elaborar soluções para diversas situações de um projeto de negócios.

A técnica mais usual é a da modelagem de processos (BPMN- Business Process Model and Notation) que além de tudo poderá dar uma visão de tudo o que ocorre. Esta modelagem delineará claramente todas as fases da execução e permitirá maior controle do desenvolvimento de todo o projeto.

Claro que a identificação não poderá se restringir aos levantamentos de processos gerais e deverá identificar e quantificar as partes mais detalhadas do processo de evolução do projeto, chamados de micro processos. Nesta hora, o Analista de Processos é o profissional que irá fazer o desenho destas etapas, refazendo a cada nova identificação e situação de análise até que crie um modelo para o desenvolvimento geral.

Muitos problemas podem surgir no decorrer desta fase tão importante, dentre as quais destacamos: a inexperiência do analista que poderá consultar pessoas que não fazem parte do processo a ser mapeado, dificultando assim a identificação dos fluxos do processo. Outro problema clássico é o caso de algum dos gestores não auxiliarem na identificação dos pontos cruciais com medo de que algo possa ‘ameaçar’ sua liderança na corporação. O Analista de Processos é o responsável por fazer com que as pessoas estejam motivadas e deve retratar a situação real da empresa e realizar as mudanças adequadas.

Ocorre que as ideias de mudança geralmente sugeridas pelo Analista de Processos podem incomodar os colaboradores pois qualquer mudança no ‘status quo’ é vista como agressiva em um primeiro momento e na semana que vem falaremos das fases da mudança que afetam uma corporação.

Logo quem conduz as mudanças é o Analista de Processos e cabe a ele indicar aos colaboradores que a mudança não só é necessária quanto importante para a corporação. Afinal de tudo, deverá lembrar que a única certeza que podemos dar aos clientes nesta hora é de que aquele que não puder identificar e antecipar-se às mudanças do mundo corporativo estará fadado ao fim.

Este é o profissional mais importante para empresas que tem que se reinventar constantemente, pois não basta criar algo novo, tem que criar algo novo e que possa estar dentro do que o mercado espera. Reinventar-se de forma errônea é um grande passo para a falência, mas o passo certo é a certeza de lucros e crescimento para qualquer empresa.

 

Fernão Falleiros

Consultor para Microempresas Web da Falleiros Tecnologia é formado pela Faculdade de Tecnologia FATEC de Itaquaquecetuba, com diversos cursos como Gestão Contemporânea, Controle estatístico de processos, Estratégia e inovação, Lições de Macroeconomia para finanças pessoais, Estratégia dos Líderes Vencedores, entre outros.